A escrita é uma habilidade primordial para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, seja no momento de preparação para vestibulares que avaliam a redação, como o Enem, ou no dia a dia acadêmico e no ambiente corporativo.
Um bom texto pode organizar ideias, traduzir sentimentos e expressar fielmente o que se pensa, facilitando a comunicação.
Então, se você quer aprender como melhorar a escrita, continue lendo e confira algumas dicas com técnicas para criar textos mais claros, estruturados e objetivos!
15 dicas práticas para melhorar a escrita
Para tornar a sua escrita mais coerente, separamos as seguintes dicas essenciais:
- Leia mais para ampliar seu repertório;
- Escreva todos os dias para ganhar fluidez;
- Use técnicas de planejamento antes de escrever;
- Revise e edite seus textos para escapar dos erros;
- Aprenda a usar conectivos para dar fluidez ao texto;
- Expanda seu vocabulário sem exageros;
- Faça o uso de ferramentas e recursos para aprimorar a escrita;
- Tenha atenção à gramática e à ortografia;
- Fuja de frases longas e abstratas;
- Pratique diferentes tipos de escrita;
- Adapte a linguagem ao público-alvo;
- Busque sinônimos e palavras diretas;
- Use exemplos e fontes confiáveis;
- Leia o seu texto em voz alta;
- Peça feedback sobre os seus textos.
Agora que você já sabe quais são as estratégias, vamos mostrar detalhes de cada uma delas para que você consiga aplicá-las no dia a dia. Veja!
Leia mais para ampliar seu repertório
A leitura e a escrita são habilidades que se complementam. Um bom escritor é um leitor que consegue ter uma leitura diversificada, tanto em gênero quanto em tipos de textos, passando por livros, artigos, crônicas, entre outros.
Com a leitura, você expande o seu vocabulário, aprimora a gramática, compreende diferentes estruturas textuais, conhece vários autores, amplia o repertório sociocultural, entende como construir argumentos e, assim, pode buscar o seu próprio estilo de escrita.
Escreva todos os dias para ganhar fluidez
A prática constante da escrita é um dos principais pilares para desenvolver e melhorar essa habilidade. Por isso, separe um horário todos os dias para se dedicar a ela.
Comece escrevendo alguns parágrafos sobre temas que te interessam e, com o tempo, aumente o tamanho e a complexidade do seu texto.
É preciso se desafiar, mas tenha paciência e persistência até que essa atividade se torne um hábito na sua rotina e você se acostume a ela. Quanto mais você escreve, mais você aprende e torna esse processo fluido.
Use técnicas de planejamento antes de escrever
Existem algumas técnicas que podem ser usadas antes mesmo de se começar a escrever para facilitar a produção. Organizar as suas ideias por meio de um brainstorm (chuva de ideias) ou mapas mentais, por exemplo, é uma ótima maneira de direcionar o seu texto.
Além disso, selecionar informações, definir a estrutura de forma lógica, buscar referências, pesquisar sobre o gênero e considerar o público são métodos que ajudam a determinar como o seu texto deve ser.
Revise e edite seus textos para evitar erros
Revisar um texto é uma etapa crucial para a sua escrita, principalmente para aqueles que querem escrever bem no Enem.
Essa revisão serve para editar o texto, corrigindo erros como palavras repetidas e outras falhas que o prejudicam e, em caso de exames e concursos, pioram sua nota.
Portanto, não deixe esse momento de lado. Tenha um tempo só para revisar o seu texto e, se possível, deixe passar algumas horas para reler o seu conteúdo. Assim, você terá um novo olhar e estará mais apto a editá-lo.
Aprenda a usar conectivos para dar fluidez ao texto
Os conectivos são importantes para ligar frases e parágrafos, facilitando a fluidez e a compreensão textual. Porém, muitas vezes eles são usados incorretamente, atrapalhando a leitura.
Por exemplo, conectivos como “primeiramente” e “antes de tudo” servem para introduzir um assunto, enquanto outros como “por outro lado”, “embora” e “no entanto” devem ser colocados para estabelecer relação entre ideias opostas.
Expanda seu vocabulário sem exageros
Conhecer novas palavras é uma forma de enriquecer a sua escrita, mas atenção: não é necessário usar termos rebuscados ou pouco usuais para fazer um bom texto. Na verdade, o que deve ser feito é usá-las de maneira natural quando for preciso.
Para ampliar o seu conhecimento, leia sobre diferentes assuntos e tópicos, procure consumir conteúdo de diferentes fontes e maneiras, como vídeos, livros, filmes, músicas, entre outras.
Anote o que não souber e faça uma pesquisa para entender melhor sobre certas palavras ou expressões.
Faça o uso de ferramentas e recursos para aprimorar a escrita
Use a tecnologia a seu favor! Existem várias plataformas e aplicativos que auxiliam o processo de escrita, desde correção gramatical até organização de ideias. Algumas delas são:
- Pomodoro Timer: ajuda a manter o foco e a concentração;
- Grammarly e LanguageTool: correção gramatical e melhorias no texto;
- Google Docs: tem correção automática, contagem de palavras e opções de colaboração;
- Sinônimos: site para expandir vocabulário.
Essas são algumas ferramentas que podem fazer a diferença na qualidade dos textos, principalmente para quem quer aprender a escrever melhor.
Tenha atenção à gramática e à ortografia
Pensar no tópico do seu texto, na estrutura e na organização de ideias é fundamental, mas não podemos esquecer que ele precisa seguir as normas gramaticais para ser bem escrito. Assim, ele transmite credibilidade para quem está lendo.
Para evitar erros gramaticais e de ortografia, além de recorrer às ferramentas citadas acima, você pode pedir a revisão de um profissional ou até mesmo consultar dicionários tradicionais.
Muitos erros são fáceis de serem ignorados, então, todo cuidado vale a pena.
Evite frases longas e abstratas
As frases longas e complexas só tornam o seu texto confuso e de difícil compreensão. No geral, para manter a clareza do seu texto, foque em frases curtas, simples, bem pontuadas e com parágrafos que não ultrapassem quatro linhas.
O objetivo do seu texto deve ser garantir que cada ideia seja transmitida com precisão. Para isso, elimine palavras desnecessárias e sentenças com períodos extensos.
Pratique diferentes tipos de escrita
É possível escrever textos para diferentes propósitos e para cada um deles você deve adaptar o estilo de escrita.
Para melhorar a redação de uma dissertação, por exemplo, é preciso aprender como argumentar melhor. Para escrever contos ou crônicas, você precisará de criatividade e de narrativas inspiradoras.
Portanto, desenvolver uma escrita versátil é a chave para produzir textos variados e se adaptar a diferentes contextos, melhorando ainda mais essa habilidade.
Adapte a linguagem ao público-alvo
Quem vai ler o seu texto? Fazer essa pergunta é indispensável para produzir um bom conteúdo.
Isso porque dependendo de quem é o seu leitor, o tom do seu texto pode variar. Ao responder essa pergunta você direciona a escolha de palavras e o nível de formalidade da sua comunicação.
Um artigo acadêmico, por exemplo, exige um tom formal e impessoal, enquanto um post para redes sociais precisa de um tom leve, descontraído e mais informal.
Se você procura meios para melhorar a escrita, busque conhecer quem é o seu público-alvo.
Busque sinônimos e palavras diretas
Repetir palavras deixa o seu texto enjoativo, redundante e cansativo de ler.
Para que isso não aconteça, diversifique o seu vocabulário procurando por sinônimos quando for necessário. Existem sites como Dicionário Sinônimos que ajudam a fazer essa busca.
Além disso, examine cada parágrafo cuidadosamente para eliminar expressões óbvias e termos prolixos, sempre prezando pela clareza e pela fluidez do texto.
Use exemplos e fontes confiáveis
Os exemplos são perfeitos para ilustrar ideias, contextualizar cenários e facilitar a compreensão de conceitos difíceis, por isso, eles são bem-vindos em seu texto. Procure usar boas referências, a fim de aproximar o leitor e deixar o conteúdo didático.
Além disso, ao citar pesquisas, estudos ou outros autores, traga aqueles que são confiáveis. As fontes devem valorizar ainda mais o seu conteúdo e passar credibilidade. Todavia, se usadas incorretamente, elas afetam de maneira negativa ao invés de ajudar.
Para estar a par das notícias e das tendências da atualidade para melhorar a escrita, faça um plano de estudos e tire um tempo do seu dia para aprender ainda mais sobre assuntos de interesse.
Leia o seu texto em voz alta
Ler o texto em voz alta é uma técnica que ajuda ter uma percepção do texto na totalidade, desde pontuações incorretas e frases muito longas até trechos confusos. Esse exercício revela possíveis falhas que, ao realizar uma leitura silenciosa, podem passar despercebidas.
Essa estratégia também é boa para entender o ritmo de leitura, se está fluida e natural. Caso encontre períodos difíceis de entender, faça ajustes e continue lendo em voz alta até que soe espontâneo.
Peça feedback sobre os seus textos
Por fim, mas não menos importante, peça feedback sobre os seus textos para pessoas de confiança, sejam professores, colegas ou revisores. A ideia é que eles possam apontar melhorias ou qualquer inconsistência que você não percebeu.
Um olhar externo não somente pode encontrar erros, como também trazer insights (percepções) valiosos. Por isso, esteja aberto a críticas construtivas e aprimore cada vez mais a sua escrita.
Como transformar a escrita em um hábito?
É fundamental reforçar que a escrita é uma atividade que melhora cada vez mais com a prática. Por isso, reserve um tempo todo dia para escrever aplicando as dicas citadas.
Encontre um local ideal, estabeleça metas possíveis com pequenos passos e aumente gradualmente.
Assim, você consegue manter o foco e não esquecer o mais importante: ter constância. Aos poucos esse processo se tornará um hábito e, com dedicação, a sua escrita será mais natural e eficiente.
Melhore as suas técnicas de escrita e redação com as dicas do Orienta Carreira!
Chegou a hora de colocar a “mão na massa” e começar a melhorar suas habilidades para se preparar para o Enem e para a vida profissional.
E o Orienta Carreira está aqui para te ajudar a aprofundar os seus conhecimentos!