A conclusão da redação é o momento de amarrar todas as ideias e deixar uma boa impressão para o corretor.
Vale lembrar que dominar a escrita do texto dissertativo-argumentativo de qualidade é essencial, e a conclusão desempenha um papel importantíssimo nesse processo.
Por isso, neste artigo, desmistificaremos a conclusão da redação do Enem, mostrando como construir um final de texto bem estruturado e capaz de garantir aquela tão sonhada nota 1000.
Aqui, você aprenderá a organizar suas ideias, usar os conectivos certos, escolher o tipo de conclusão ideal e, principalmente, construir uma proposta de intervenção que faça a diferença. Vamos nessa?
Como estruturar a conclusão da redação?
A conclusão não é apenas um resumo do texto, longe disso. Ela exige uma organização estratégica para garantir que sua mensagem seja clara e impactante.
Para você ter uma ideia, no Enem 2024, somente 12 candidatos conseguiram nota máxima na redação, o menor número dos últimos dez anos, segundo o MEC. Além disso, a proficiência média na redação foi de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação ao ano anterior.
Esses dados mostram que alcançar uma nota alta é bem desafiador e exige habilidades em estruturar e concluir o texto da melhor forma.
Nesse sentido, os elementos essenciais de uma boa conclusão são:
- Retomada da tese: hora de reafirmar sua tese principal, a ideia central que você defendeu ao longo do texto. Use outras palavras para evitar repetições, mas deixe claro qual era o seu ponto de vista;
- Reafirmação dos argumentos: momento de fazer uma síntese dos argumentos que você utilizou para sustentar sua tese. Lembre o leitor dos pontos-chave que você apresentou, mostrando como eles se conectam para reforçar sua visão;
- Proposta de intervenção: esta é a parte mais importante da conclusão no Enem. Apresente uma solução concreta para o problema discutido, respeitando os direitos humanos. Sua proposta deve ser detalhada, viável e relevante para o contexto do tema;
- Fechamento: finalize o texto com uma frase de impacto, uma reflexão sobre o tema ou uma mensagem que incentive o leitor a pensar sobre o assunto.
Frases para começar a conclusão da redação
A escolha das palavras certas para iniciar sua conclusão é crucial para garantir a fluidez e a coerência do texto.
Utilize expressões e conectivos que indiquem que você está finalizando a discussão, como:
- Portanto;
- Diante disso;
- Em vista dos argumentos apresentados;
- Dessa forma;
- Assim;
- Em suma;
- Em virtude do exposto;
- Conclui-se que;
- Sendo assim.
Esses conectivos ajudam a guiar o leitor para o encerramento do texto, mostrando que você está concluindo suas ideias de forma organizada.
Quais são os tipos de conclusão mais usados no Enem?
Existem diferentes formas de concluir um texto, e a escolha do tipo ideal depende do seu estilo e do tema abordado. Veja, a seguir, quais são os modelos mais comuns.
Síntese
Na síntese, você resume os principais pontos do seu texto, retomando a tese e os argumentos de forma concisa. Essa é uma boa forma de reforçar sua mensagem e garantir que o leitor entenda o seu ponto de vista.
Exemplo: “Diante disso, fica evidente que o acesso à educação de qualidade é essencial para reduzir as desigualdades sociais no Brasil, sendo papel do poder público e da sociedade civil garantir essa transformação.”
Proposta de ação
Esse é o modelo mais valorizado pelo Enem. Para tirar nota máxima nessa competência, apresente uma proposta de intervenção detalhada e viável para o problema discutido. Essa proposta deve ser específica, com ações concretas, agentes responsáveis e resultados esperados.
Exemplo: “Portanto, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as escolas, implementar projetos de reforço escolar no contraturno, com apoio de professores capacitados, a fim de melhorar o desempenho dos estudantes e promover maior igualdade de oportunidades.”
Como fazer uma boa proposta de intervenção?
A proposta de intervenção é o coração da conclusão no Enem. Por isso, ela precisa ser um dos principais focos do seu cronograma de estudos.
Para construir uma proposta perfeita, siga estes passos:
- Ação: o que deve ser feito para resolver o problema? Detalhe as ações que precisam ser realizadas.
- Agente: quem é responsável por realizar a ação? Indique os agentes sociais envolvidos, como o governo, a sociedade civil, as escolas etc.
- Modo: como a ação será realizada? Explique os métodos, as estratégias e os recursos que serão utilizados.
- Impacto: qual é o resultado esperado da ação? Mostre como sua proposta contribuirá para a solução do problema e quais benefícios ela trará para a sociedade.
- Argumento: traga informações extras que tornem sua proposta ainda mais completa e convincente. Explique por que a ação é importante, quais são os desafios a serem superados e como garantir que a proposta seja implementada com sucesso.
Com todos esses elementos, sua proposta de intervenção ficará completa, demonstrando que você consegue propor soluções viáveis para os problemas abordados na redação.
Saiba mais sobre como fazer uma boa proposta de intervenção no Enem!
O que é avaliado na conclusão da redação do Enem?
Na conclusão da redação do Enem, o principal foco da avaliação está na sua habilidade de retomar a tese, estabelecer conexão com a proposta de intervenção, além de manter a coesão, coerência e originalidade. A banca observa se você consegue encerrar o texto de forma articulada, retomando a ideia central e apresentando um agente interventor compatível com o problema discutido.
Quando esses elementos estão bem construídos, a conclusão se encaixa naturalmente no texto, reforçando sua argumentação de forma clara e convincente.
Erros comuns na conclusão da redação e como evitá-los
Para garantir uma conclusão digna de uma nota 1000, evite alguns erros, como:
- Repetir argumentos: não copie trechos do desenvolvimento na conclusão. Reformule suas ideias e apresente-as de forma concisa;
- Fugir do tema: mantenha-se fiel ao tema proposto e evite desviar a atenção do leitor para assuntos irrelevantes;
- Concluir vagamente: seja específico e detalhado em sua proposta de intervenção. Evite generalizações e apresente ações concretas;
- Ferir os direitos humanos: sua proposta de intervenção deve respeitar os direitos humanos e promover a inclusão social;
- Apresentar novas ideias: a conclusão não é o momento de apresentar novas informações. Concentre-se em reafirmar suas ideias e apresentar uma solução para o problema.
Evitando esses erros, sua conclusão brilhará e garantirá sua vaga na universidade!
Exemplos de conclusão nota 1000
Para te inspirar, trouxemos alguns exemplos de conclusões dignas de nota máxima no Enem:
Exemplo 1 (Redação de Alex Novaes)
“Portanto, é preciso que o Ministério da Educação — responsável por gerir o plano educacional do país — amplie, no âmbito escolar, o ensino sobre a equidade de gênero, por meio da inclusão do estudo de filósofas e sociólogas que tratem do assunto. Isso terio o intuito de desconstruir o papel de “segundo sexo” dado às mulheres, o que, por efeito, sanaria a marginalização daquelas que trabalham com o cuidado e tiraria a invisibilidade desse problema. Ademais, o Ministério do Trabalho deve assegurar as leis trabalhistas em todos os ramos da assistência às pessoas e ao lar, para impedir casos de condições degradantes dessa função social. Com tais medidas, o Brasil conseguiria a penosa tarefa de mudar o “status quo”.
Por que essa conclusão é completa?
A conclusão dessa redação demonstra um excelente domínio das competências exigidas pelo Enem, garantindo a nota máxima. Os principais pontos que contribuíram para esse resultado foram:
1. Retomada da tese:
- A conclusão retoma a problemática central discutida ao longo do texto, a marginalização das mulheres que trabalham com o cuidado, e a necessidade de desconstruir o papel de “segundo sexo” atribuído a elas.
2. Proposta de intervenção completa:
- A proposta de intervenção apresenta dois agentes (Ministério da Educação e Ministério do Trabalho), ações detalhadas, meios de execução e finalidades claras, demonstrando um aprofundamento na busca por soluções.
3. Agentes:
- A escolha dos agentes é pertinente, pois ambos têm responsabilidade e capacidade de intervir na problemática.
- O Ministério da Educação é o agente adequado para promover mudanças no âmbito escolar, enquanto o Ministério do Trabalho tem o poder de assegurar o cumprimento das leis trabalhistas.
4. Ações:
- As ações propostas são específicas e viáveis:
- Ampliar o ensino sobre equidade de gênero nas escolas, incluindo o estudo de filósofas e sociólogas.
- Assegurar o cumprimento das leis trabalhistas em todos os ramos da assistência às pessoas e ao lar.
5. Meios:
- Os meios de execução são detalhados:
- Inclusão do estudo de filósofas e sociólogas no currículo escolar.
- Fiscalização e aplicação das leis trabalhistas.
6. Finalidades:
- As finalidades são explicitadas e conectadas à tese:
- Desconstruir o papel de “segundo sexo” atribuído às mulheres.
- Sanar a marginalização das mulheres que trabalham com o cuidado.
- Tirar a invisibilidade desse problema.
- Impedir casos de condições degradantes dessa função social.
7. Conexão com o tema:
- A conclusão retoma o tema da redação e demonstra um profundo entendimento da problemática, propondo soluções que visam transformar a realidade social.
8. Uso de conectivos:
- O uso de conectivos como “portanto”, “ademais” e “com tais medidas” garante a coesão textual e a progressão lógica das ideias.
9. Fechamento com impacto:
- A frase final, “Com tais medidas, o Brasil conseguiria a penosa tarefa de mudar o ‘status quo’”, confere um fechamento forte e impactante, reforçando a importância das propostas apresentadas.
Exemplo 2 (Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil)
“Faz-se necessário, portanto, que meios sejam criados para intervir nesse óbice. Logo, o Governo Federal — órgão responsável pela administração federal em todo território nacional — deve estabelecer políticas públicas que garantam a remuneração e a valorização do trabalho de cuidado, por meio da utilização de verbas governamentais para o pagamento de salários. Tal ação deve ser realizada com a finalidade de mitigar a invisibilidade dos afazeres domésticos realizados pela maioria da sociedade brasileira e, consequentemente, combater as raízes históricas presentes nessa questão. Dessarte, o Brasil poderá se tornar um “País do Futuro”, como defendido por Stefan Zweig.”
Por que essa conclusão é completa?
Os principais pontos que contribuíram para esse resultado foram:
1. Retomada da tese:
- A conclusão retoma a problemática central discutida ao longo do texto, a invisibilidade dos afazeres domésticos e a necessidade de valorizar o trabalho de cuidado.
2. Proposta de intervenção completa:
- A proposta de intervenção apresenta um agente (Governo Federal), ações detalhadas, meios de execução e finalidades claras, demonstrando um aprofundamento na busca por soluções.
3. Agente:
- A escolha do agente é pertinente, pois o Governo Federal tem responsabilidade e capacidade de intervir na problemática através de políticas públicas.
4. Ações:
- As ações propostas são específicas e viáveis:
- Estabelecer políticas públicas que garantam a remuneração e a valorização do trabalho de cuidado.
5. Meios:
- Os meios de execução são detalhados:
- Utilização de verbas governamentais para o pagamento de salários.
6. Finalidades:
- As finalidades são explicitadas e conectadas à tese:
- Mitigar a invisibilidade dos afazeres domésticos.
- Combater as raízes históricas presentes nessa questão.
7. Conexão com o tema:
- A conclusão retoma o tema da redação e demonstra um profundo entendimento da problemática, propondo soluções que visam transformar a realidade social.
8. Uso de conectivos:
- O uso de conectivos como “portanto”, “logo”, “dessarte” e “consequentemente” garante a coesão textual e a progressão lógica das ideias.
9. Fechamento com impacto:
- A frase final, “Dessarte, o Brasil poderá se tornar um ‘País do Futuro’, como defendido por Stefan Zweig”, confere um fechamento forte e impactante, conectando a proposta de intervenção com uma visão de futuro para o país.
Como treinar a escrita da conclusão?
Para aprimorar suas habilidades na escrita da conclusão, observe as nossas melhores dicas:
- Leia redações com boa nota do Enem: analise as conclusões de redações que obtiveram nota máxima na prova. Observe como os candidatos retomam a tese, reafirmam os argumentos e apresentam a proposta de intervenção;
- Pratique a escrita: escreva conclusões para diferentes temas de redação. Experimente diferentes modelos e conectivos para encontrar o estilo que melhor se adapta a você;
- Peça feedback: mostre suas conclusões para amigos, professores e corretores de redação. Peça para que eles avaliem a clareza, a coerência, a originalidade e a viabilidade da sua proposta de intervenção;
- Revise seu texto: leia sua conclusão com atenção e verifique se ela está bem estruturada, coerente e livre de erros gramaticais.
Invista em cursos complementares, pois eles podem ser uma ferramenta poderosa para turbinar sua escrita.
Comece a se preparar para uma redação nota 1000 com o Orienta Carreira!
A conclusão é uma parte fundamental da redação do Enem. Por isso, seguir as dicas e estratégias apresentadas neste artigo preparará você para construir um final de texto impactante e capaz de garantir aquela tão sonhada nota 1000.
E agora que você já sabe como construir uma conclusão eficiente, é hora de colocar em prática.