O assessor de imprensa é responsável por conectar empresas e pessoas influentes com veículos de comunicação em geral. Ele atua como ponte entre a mídia e o cliente. Assim, elabora estratégias para divulgar e gerir informações de forma eficaz e positiva.
O profissional de assessoria de imprensa é extremamente relevante atualmente, principalmente para gerar autoridade e relevância para marcas — sejam elas empresas ou pessoas públicas.
Ao divulgar para a imprensa informações sobre seus clientes, o assessor consegue ampliar a audiência e atribuir uma maior relevância sobre o nome de quem está sendo divulgado.
Para descobrir quais cursos você pode fazer para se tornar um profissional da área, entender suas funções, o salário e onde pode atuar, é só continuar a leitura. O Orienta Carreira preparou um conteúdo completo para você!
O que faz um assessor de imprensa?
O assessor de imprensa é quem gerencia a imagem de seus clientes e instituições junto aos meios de comunicação.
Ele trabalha na criação e no compartilhamento de informações que reforçam a reputação de seu cliente, além de lidar com crises de imagem, quando necessário.
Também é responsável pela divulgação de pautas para os veículos de comunicação realizarem as publicações.
Além disso, outras funções que fazem parte de sua rotina incluem:
- Elaborar press releases (comunicados de imprensa) e notas à imprensa;
- Criar mailings (listas de contatos);
- Fazer clipagem de conteúdos (processo de monitorar e coletar informações de diferentes meios de comunicação, como jornais, revistas, etc, sobre um tema específico);
- Manter um bom relacionamento com jornalistas para incentivar a inserção de mais pautas de seus clientes nos veículos;
- Organizar coletivas de imprensa;
- Acompanhar e assessorar eventos;
- Avaliar repercussão de ações e analisar desempenho de mídias.
Você provavelmente já se deparou com alguma matéria jornalística — seja ela impressa, digital, no rádio ou qualquer outro gênero de jornal — que apresentasse a ação de uma marca no mercado, como “A empresa X remodela o quadro de funcionários e admite um novo CEO”.
A responsabilidade por essa divulgação da informação oficial e todo o processo envolvido é do assessor de imprensa.
Principais atividades do assessor de imprensa
O dia a dia com esse profissional envolve uma série de atividades dinâmicas, que variam conforme o cliente ou projeto.
Veja as diversas funções que um assessor de imprensa pode exercer!
- Gestor de Comunicação: cria estratégias de comunicação para marcas, empresas ou indivíduos;
- Redator de Releases: produz textos jornalísticos para divulgar informações relevantes à imprensa;
- Media Trainer: responsável por treinar porta-vozes para lidar com entrevistas e situações de exposição pública;
- Analista de Clipping (responsável pelo monitoramento da mídia, coleta e análise de notícias): monitora e analisa a presença na mídia de clientes e concorrentes;
- Gestor de Crises: atua na criação de estratégias e comunicação para minimizar danos em situações delicadas;
- Coordenador de Eventos de Imprensa: organiza coletivas, lançamentos e eventos voltados para jornalistas;
- Consultor de Imagem: cuida da imagem pública positiva de seu cliente;
- Planejador de Campanhas de Comunicação: idealiza e executa campanhas para posicionamento e engajamento do cliente;
- Assessor Digital: gerencia a presença do cliente na mídia online, incluindo redes sociais e portais de notícias.
Além disso, o assessor pode trabalhar em diferentes áreas do mercado. Isso porque, como a relação cliente x veículos de comunicação é relevante para a maioria dos negócios, a atuação desse profissional é bastante variada e compreende:
- Empresas e negócios corporativos;
- Entretenimento, como artistas;
- Meio digital com influenciadores;
- Política (principalmente em campanhas eleitorais).
Assim, é importante ressaltar que o assessor de imprensa pode tanto trabalhar diretamente para o seu cliente em questão, ou seja, ser figura interna da empresa, quanto atuar em assessorias de imprensa e consultorias de comunicação. Nesse último caso, ele transita entre vários clientes.
Como é o mercado de trabalho para o assessor de imprensa?
O mercado de trabalho para o assessor de imprensa é dinâmico e cada vez mais desafiador, principalmente com o avanço das mídias digitais.
O aumento do uso das redes sociais trouxe novos desafios, como a necessidade de gerir crises de forma mais rápida e eficaz. Não só isso, mas a internet também trouxe à tona a adaptação a novos formatos de disseminar informações.
Atualmente, as vagas para assessor de imprensa são bastante competitivas. Isso porque, como não existe uma graduação específica para seguir com essa profissão, os candidatos concorrem com pessoas de diversas áreas da comunicação.
O que, por um lado, é bom, já que permite uma maior flexibilidade de graduação. Por outro, porém, faz com que as vagas possam ter muitas candidaturas.
Quanto ganha um assessor de imprensa?
O salário de um assessor de imprensa pode variar bastante dependendo de diversos fatores, como área que está atuando, cargo que ocupa, nível de experiência profissional e tipo de cliente.
Salário do Assessor de Imprensa no Brasil
No Brasil, a remuneração total mensal estimada para o cargo de assessor de imprensa é de R$ 4.400, de acordo com o portal Salário. Porém, o Distrito Federal oferece uma remuneração de R$ 7.300, já que é uma região com muitos profissionais que necessitam de assessores, como os políticos.
São Paulo e Rio de Janeiro também possuem salários competitivos, já que um assessor ganha em média R$ 5.500. Nesses estados, há uma concentração de empresas, indústrias e pessoas que trabalham na mídia. Devido a isso, assessores qualificados são constantemente requisitados.
Ainda, no Brasil, a gestão de reputação online é uma área promissora e que segue em constante crescimento, seja de empresas, órgãos públicos ou de personalidades.
Salário do assessor de imprensa no exterior
Quando o assunto é o salário do assessor de imprensa no exterior, o cenário é diferente. De acordo com o Glassdoor, nos Estados Unidos, por exemplo, a média anual de um assessor é de US$70.000. Mensalmente, o número significa um ganho de quase US$ 6.000.
A comunicação corporativa e o gerenciamento de crises são áreas de alta demanda no país. Constantemente, empresas multinacionais buscam assessores especializados em manter a reputação global.
Enquanto isso, na França, você pode ganhar cerca de 2.750 € a 2.917 € por mês, de acordo com o Talent.com. O país oferece ótimas oportunidades no ramo da assessoria política e governamental.
Trabalhar no exterior pode ser uma ótima alternativa para assessores. Porém, é necessário validar o diploma, o que envolve o processo de reconhecimento das qualificações acadêmicas pelas autoridades educacionais do país escolhido. Além disso, é fundamental ter proficiência no idioma local para atuar na profissão.
Como se tornar um assessor de imprensa?
Não existe um único caminho para se tornar assessor de imprensa. Na verdade, existem vários. Como a profissão não exige uma formação específica, é possível atuar na área partindo de diferentes graduações.
No entanto, o que é comum entre todos os caminhos é a jornada de aprendizagem. Seja como for, para se tornar um bom assessor de imprensa, é preciso muito estudo e dedicação.
Qual é o perfil profissional do assessor de imprensa?
Assessores de imprensa são pessoas bastante dinâmicas e diversas entre si. Porém, sua atuação exige algumas habilidades pessoais que podem ser úteis no dia a dia, como:
- Boa escrita;
- Facilidade de relacionamento;
- Pensamento estratégico;
- Resiliência;
- Agilidade;
- Capacidade de agir sob pressão;
- Rápida tomada de decisão;
- Flexibilidade e dinamismo;
- Boa comunicação interpessoal;
- Persuasão;
- Criatividade.
Um assessor de imprensa conhecido mundialmente pelos seus resultados e entregas é Márcio Aith. Advogado de formação e jornalista de profissão, Aith é altamente elogiado pelas suas capacidades de gerir crises.
Ele já atuou como secretário de comunicação do governo Geraldo Alckmin em São Paulo, assumindo papel relevante na gestão de crises e no relacionamento com a mídia.
Legenda: Márcio Aith
Fonte: Faria Lima Journal
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Habilidades e competências necessárias para o assessor de imprensa
Um excelente assessor de imprensa precisa transmitir mensagens claras e eficientes, saber organizar o tempo da melhor forma possível, ter pensamento estratégico e inteligência emocional.
Além dessas habilidades comportamentais, existem competências essenciais no dia a dia do profissional.
Essas, geralmente, são desenvolvidas com o decorrer da graduação e a experiência de mercado. Para ser um bom assessor, é preciso ter boa capacidade de:
- Redação e produção de conteúdo;
- Gestão de redes sociais e comunicação digital;
- Análise de mídia;
- Relacionamento com a imprensa;
- Gerenciamento de crises;
- Escrita;
- Planejamento estratégico.
Qual curso ou área se especializar para ser um assessor de imprensa?
O curso mais comum para quem quer atuar como assessor de imprensa é o Jornalismo. Porém, a profissão não se restringe apenas a essa graduação.
Na verdade, por lidar com diversas áreas em comunicação, o assessor de imprensa pode se capacitar para a função por meio de outros cursos, como:
- Jornalismo;
- Publicidade e Propaganda;
- Marketing;
- Relações Internacionais.
Você pode encontrar esses cursos em instituições com modalidades de ensino presencial, a distância ou semipresencial.
Alguns exemplos são a Unicid, a Universidade Cruzeiro do Sul e o Ceunsp (Itu/Salto), o Unipê (João Pessoa), a FSG (Serra Gaúcha), o UDF (Brasília) e a Universidade Positivo (Curitiba), todas pertencentes ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Essas instituições estão preparadas para atender às demandas do mercado, equilibrando ensino de qualidade com flexibilidade de aprendizagem, para que você possa estruturar o ritmo dos seus estudos e aproveitar oportunidades de networking – algo especialmente importante para o ingresso no mercado de trabalho.
Mas, para se tornar um profissional de alta qualificação, é importante investir em especializações na área. A Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, disponibiliza cursos como Marketing e Inovação para Pequenas e Médias Empresas e Marketing Digital.
Como conseguir o primeiro emprego como assessor de imprensa?
O primeiro emprego como assessor de imprensa geralmente começa em cargos mais juniores, com tarefas específicas do dia a dia. Com o passar do tempo e do ganho de experiência, você consegue atender a uma demanda maior de clientes, bem como marcas maiores e de mais reconhecimento no mercado.
Por concorrer com pessoas de diversas áreas de comunicação, é importante fazer algumas coisas durante a graduação que podem ser determinantes no sucesso da sua carreira, sendo elas:
- Fazer estágio durante a faculdade: os estágios em agências de comunicação e departamentos de imprensa são fundamentais para preparar você para o primeiro emprego formal;
- Construa um portfólio: reúna exemplos de conteúdos produzidos, releases, artigos e conquistas de publicações nos veículos;
- Participe de eventos: esteja presente em eventos e congressos relacionados à comunicação e imprensa para aumentar sua rede de contatos e descobrir novidades sobre a profissão;
- Utilize sua rede de contatos atual: mesmo que ainda não conheça muita gente do âmbito jornalístico, converse com professores, colegas e profissionais da área para abrir oportunidades.
Nas instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, você tem contato com professores altamente renomados, experts no mercado jornalístico. Além disso, as instituições oferecem programas de estágio que colocam você para aprender diretamente com o mercado.
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A Cruzeiro do Sul Educacional tem mais de 60 anos de existência e cerca de 514 mil estudantes matriculados nos cursos livres, de graduação e técnico. São mais de 1.700 polos de ensino espalhados pelo Brasil.
São diversas instituições que possuem tecnologias de ponta e infraestrutura completa para você se tornar um assessor de imprensa renomado no mercado. Com professores de qualidade e grades curriculares modernas e atuais, você estuda de onde estiver e realiza o seu aprendizado no seu ritmo.